footer social

Aristóteles, Dante e um livro que não é sobre filosofia

Sabe aquele livro que quando você lê a última linha já quer ler de novo? Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo é um livro muito gostoso e fácil de ler, e no final chega dá aquela aquecidinha no coração de tanto amor! 




Masss antes de começar a falar, vamos à sinopse, né, minha gente:
Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. 
Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos risadas- e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.
O livro se passa durante dois anos da vida dos personagens e é contado pelo ponto de vista do Ari. Também tem bastante diálogo e os capítulos são curtinhos, o que deixa a leitura bem fluida! 

Uma das coisas mais legais do livro é que você vê a mudança e amadurecimento do personagem no decorrer da narrativa. Ou seja, não é aquela coisa 'pan do nada me veio uma luz e agora sou uma nova pessoa', o próprio título já traz a ideia das descobertas! 




O livro traz questões de identidade, sexualidade e família. Esse último muito bem trabalhado, inclusive. Os pais do Ari crescem junto com ele ao decorrer da narrativa e é algo muito bonito de acompanhar! Posso dizer até que a parte família é um dos pontos altos e sem dúvidas um dos meus preferidos!
No começo, o Ari parece só mais um adolescente revoltado que vive se botando pra baixo, inclusive foi um dos poucos personagens que já li que realmente não faz isso pra se fazer de coitadinho. Mas aí ele conhece o Dante, que é uma pessoa muito fácil de gostar e o ensina mais sobre sentimentos, literatura e poesia. O mais legal é que você sente a participação de ambos para descobrirem os segredos do universo, e não o Dante chegando e sendo uma pessoa que vai revolucionar a vida do Ari. Ambos dão tanto o tom do drama quanto o tom sentimental. Mas, é claro, pelo fato de o livro ser contado pelo ponto de vista do Ari, conhecemos mais o dele!



Resumindo: Me peguei grifando, pensando e viajando na história. Quando acabou, deu aquela felicidade, porque o final é muito amor, mas já com aquela saudadinha!

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, Benjamin Alire Sáenz, 390 páginas. Na livraria Saraiva e na Cultura o livro custa 36,50 mas nesse link aqui do buscapé filtra os preços do livro em vários sites!


Enfim, essa foi a primeira resenha daqui do blog. Me digam o que acharam e se deu vontade de ler, tá? Até a próxima!


  , ,
  • Comentários Facebook
  • 12 Comentários Blogger

Publicidade 1